O Instituto Água e Terra (IAT) passou a apoiar, com a disponibilização de um caminhão para recolhimentos de resíduos sólidos, a campanha de educação ambiental “Separar o lixo é a minha praia!”, organizada pela Associação de Moradores da Praia Mansa de Caiobá (APMCaiobá), de Matinhos, no Litoral.

A segunda etapa do projeto-piloto começou na quinta-feira (16/01/2025) e vai implementar mais 30 pontos de coleta na região, ainda durante esta edição do Verão Maior Paraná. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

A primeira fase, entre os dias 3 e 15 de janeiro, recolheu 4 toneladas de resíduos em 42 locais para coleta seletiva, sendo 36 prédios e seis casas. O material recolhido é encaminhado a Associação de Catadores de Matinhos (Amagem), que faz a separação e o destino correto dos recicláveis.

Como forma de reconhecimento, a organização vai premiar simbolicamente, no dia 4 de fevereiro, os zeladores e caseiros que mais separaram o lixo reciclável de forma correta durante a estação.

O objetivo, explica a diretora administrativa e financeira da APMCaiobá, Carla Mocellin, é promover uma transformação cultural, incentivando a conscientização ambiental e a prática de uma economia circular na região.

“A Associação criou o Comitê de Sustentabilidade para identificar as necessidades e as prioridades do bairro. Com essa campanha, contribuímos para a redução do volume de lixo nos aterros sanitários, incentivamos o reaproveitamento de materiais e ajudamos a preservar os recursos naturais, promovendo uma economia circular que gera emprego e renda”, destaca ela.

Além da separação de resíduos, o movimento conta com a distribuição de materiais educativos, como panfletos, ímãs, cartazes e adesivos e, também, um suporte contínuo aos zeladores e moradores.

“O Governo do Estado apoia toda e qualquer iniciativa que busque a educação e conscientização ambiental. A coleta de resíduos é uma questão de todos nós, por isso precisamos valorizar campanhas que nascem a partir da boa vontade da sociedade civil em colaborar”, afirma o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.

Os proprietários que desejam integrar suas casas ao projeto-piloto de coleta seletiva devem preencher o formulário disponível AQUI. Já os síndicos de prédios podem participar por meio deste outro formulário. Com o sucesso, a ação deve ser estendida para o ano todo.

INVESTIMENTO – Além da disponibilização de um caminhão para a coleta seletiva de lixo reciclável, o IAT já investiu R$ 15,8 milhões nos municípios do Litoral do Paraná, para reforçar a coleta de resíduos sólidos durante a temporada, bem como a criação de um canal de comunicação direta com a população para receber reclamações referentes à regularização e periodicidade do serviço. Basta mandar uma mensagem por WhatsApp para o telefone (41) 9-9554-3592. O número é exclusivo para atendimentos referentes à coleta de lixo na região litorânea.

Fonte: IAT
Foto: Divulgação

Comentários