A Sanepar promoveu na manhã desta segunda-feira (10/12/2012), em Pontal do Paraná, a audiência pública para apresentar o projeto de ampliação dos sistemas de esgoto sanitário de Matinhos e Pontal do Paraná, com investimento previsto de R$ 199,2 milhões. A iniciativa tem como objetivo levar a coleta de esgoto para mais de 80% dos imóveis das duas cidades.

A licitação para a contratação dos serviços deve ser aberta nas próximas semanas. A empresa vencedora terá quatro anos para fazer os levantamentos topográficos e os projetos; construir as estações elevatórias de esgotos; e implantar as linhas de recalque, rede coletora, ligações prediais e instalações eletromecânicas. A vencedora também deve fornecer, integralmente, todos os materiais, equipamentos e a mão de obra necessária para as obras previstas para os dois municípios.

“São investimentos em saúde e qualidade de vida aos moradores de Pontal do Paraná e Matinhos e também para os veranistas que passam as férias nessas duas cidades”, disse o diretor de Investimentos da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Júnior. Com a conclusão das obras, em 2017, Matinhos passará dos atuais 50,64% para 95% dos imóveis com sistema de esgoto. Em Pontal do Paraná o índice saltará de 25,80% para 84%.

OBRAS – O engenheiro e coordenador de Obras do Litoral, José Ivahy de Camargo Júnior, detalhou as obras a serem executadas em Matinhos e Pontal do Paraná. Somente em rede coletora de esgoto devem ser assentados mais de 500 mil metros de tubulação, executadas 25 mil novas ligações prediais de esgotos e construídas 29 estações elevatórias de esgoto, além de linhas de recalque e instalações eletromecânicas, projetos executivos, obras elétricas e topografia.

Em Matinhos serão executados 250 mil metros de rede coletora de esgoto, 14 estações elevatórias, de Caiobá a Monções. Também serão remanejados 14.524 metros da rede existente e substituídas 979 ligações prediais de esgotos. Em Pontal do Paraná serão executados 250.063 metros de rede coletora de esgoto e mais 15 estações elevatórias, distribuídas pelos balneários de Beltrami a Pontal do Sul.

A audiência pública foi aberta às lideranças locais e à população. Com a audiência, a Sanepar cumpre o artigo 39 da Lei n.º 8.666, de 21 de junho de 1993, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos.

Fonte: Agencia Estadual de Notícias.

Comentários