Em tendas nas praias, veranistas e moradores têm serviços de saúde

Veranistas e moradores das praias do Paraná têm a disposição uma série de serviços gratuitos de saúde ofertados, ao longo da orla. Durante toda a temporada, tendas instaladas pela Secretaria Estadual da Saúde funcionam em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná com a Ouvidoria Itinerante do SUS e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B.

Além disso, as secretarias municipais de saúde também montaram estruturas para oferecer testes de glicemia, aferição de pressão e outros atendimentos básicos de saúde na praia. No mesmo espaço, a população também tem acesso a materiais educativos e recebem dicas de como aproveitar o verão de maneira mais saudável.

A aposentada Pureza Belasque, moradora de Quatiguá, no interior do Estado, passeava na Praia Central de Guaratuba e aproveitou para ver como estava sua pressão. Hipertensa, ela sempre faz o exame e aprovou a tenda da saúde na praia. “Acho ótimo, porque agora mesmo estava com pressão alta e nem sabia”, disse ela. Após aferir a pressão, dona Pureza foi orientada a controlar a pressão e procurar atendimento médico caso o quadro se agrave.

O serviço integra a série de ações levada pelo Governo do Estado na Operação Verão 2013/2014. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que as tendas fazem parte da estratégia do governo para levar atendimento de saúde para mais perto das pessoas. “A iniciativa oferta serviços básicos na praia, mas também alerta para que as pessoas lembrem de cuidar da saúde durante o ano inteiro. É desta forma, pensando a qualidade de vida da população, que garantimos mais saúde aos paranaenses”, ressaltou.

TESTES RÁPIDOS – Os testes rápidos estão disponíveis de quinta a domingo das 9h às 16h. Em Guaratuba, a tenda está montada na Praia Central, ao lado do ônibus da saúde. Em Matinhos, a tenda fica no calçadão central da cidade e os exames são realizados na unidade de saúde ao lado. Já em Pontal do Paraná, a população deve procurar a unidade de saúde de Praia de Leste, no balneário de São Carlos.

Neste final de semana, de 17 a 19 de janeiro, a equipe da secretaria estadual vai estar na Ilha das Peças para fazer os testes rápidos. De acordo com a coordenadora do departamento de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), Aids e hepatites virais, Elisete Ribeiro, a intenção é ampliar a cobertura de atendimento com ações itinerantes em Morretes, Antonina e Paranaguá.

OUVIDORIA – Junto às tendas do teste rápido, também estão instaladas as urnas da Ouvidoria onde a população pode fazer reclamações, denúncias, sugestões e elogios sobre os serviços do Sistema Único de Saúde no Paraná. “A pessoa pode se manifestar desde problemas de atendimento em prontos socorros até questões de vigilância sanitária”, destacou a Ouvidora Estadual do SUS, Oliva Vasconcellos.

Victor Hugo Elias veio de Inúbia Paulista (SP) passar as férias com a família em Caiobá/Matinhos. Ele não conhecia a Ouvidoria do SUS e afirmou que ações como esta são importantes para que as pessoas saibam os seus direitos. “Agora, se eu tiver algum problema ou alguma coisa para reclamar, virei aqui com certeza”, disse.

Fonte: Governo do Paraná.

Comentários